Me chamo Olinda Fiorentin, nasci em Novo Sarandi, distrito de Toledo PR, no dia 14 de julho de 1962. Sou filha da segunda professora do município, Odila Líbera Fiorentin e do taxista aposentado Olmiro Fiorentin. Eu e Gilmar somos pais de dois filhos, já formados em Direito e que muito nos orgulham.
Sou formada em Ciências Contábeis e pós-graduada em Gerência Contábil e Auditoria. Meu primeiro emprego foi como bancária no Distrito de Vila Nova, depois, professora municipal e estadual no Distrito de Novo Sarandi, Vila Nova e no Colégio La Salle de Toledo, seguindo os passos da minha mãe, que aposentou-se no magistério.
Por quase 30 anos fui servidora pública municipal. Durante 5 anos atuei como servidora cedida pelo município de Toledo/PR para o Ministério Público do Trabalho do Paraná/Procuradoria do Trabalho, e nos últimos anos como auditora fiscal e responsável pela expedição de alvarás na Secretaria da Fazenda da Prefeitura Municipal de Toledo, trabalho que executei até o ano de 2014, quando me aposentei como servidora pública municipal. Mas não parei por aí. Concorri, em 2016, a convite do meu irmão Odacir Fiorentin (in memoriam) à vereança, onde fui eleita e atualmente exerço meu 2° mandato.
Em agosto de 2019, creio que Deus preparou-me à uma grande luta. Durante exames de rotina descobri uma alteração no útero (Câncer). Um filme passou pela minha cabeça, em um primeiro momento, aflição, dúvidas e muito medo. Depois com muita fé entreguei para Deus. No dia 30 de agosto, aniversário da minha mãe, fiz a cirurgia de histerectomia. Quando recebi o novo resultado, renasci, Não tinha mais nada, curada para honra e glória do Senhor Jesus. Agradeço a todos que oraram por mim. Que Deus interceda e proteja a vida de cada um.
Ainda no processo eleitoral em 2020, passei por outro momento extremamente difícil. A perda do meu irmão Odacir Fiorentin, um guerreiro pela área da saúde e o meu maior incentivador político. Ele foi vítima do COVID-19, em 10/09/2020, uma semana antes de completar 56 anos. Eu já havia perdido minha irmã Oneida Fiorentin Nodari, em dezembro de 1993, dias após o parto. O que vivenciei me fortaleceu e encorajou a lutar ainda mais pelo próximo. O meu trabalho está longe de terminar, pois o povo de Toledo me confiou o segundo mandato com exatamente 1000 (mil) votos, pelos quais sou eternamente grata e faço de tudo para honrá-los.
Acredito que estou cumprindo o meu compromisso com a população. Foram anos desafiadores, aprendi muito e conquistei vários avanços nas políticas públicas. Meu trabalho foi guiado pelo que considero correto e pelo que a população precisa, com respeito a cada um dos votos que recebi em meus 2 mandatos. Permanecerei com meus valores e princípios que recebi dos meus pais e sempre mantive a minha essência no qual irei continuar.
Em 2016, motivada pelo meu irmão Odacir Fiorentin (in memoriam), iniciei minha trajetória política e fui eleita para o meu primeiro mandato como vereadora com 640 votos. Esta conquista foi resultado de uma campanha de proximidade, caracterizada por um contato direto com o eleitorado e com recursos limitados. Percorri a cidade, dialoguei com centenas de pessoas e me apresentei como uma alternativa para a mudança. Apesar do desafio de minha estreia na política, o resultado das urnas confirmou que estava no caminho certo. Desde o início, meu objetivo foi desenvolver projetos com base no diálogo e na participação cidadã, assegurando a transparência tanto nas ações governamentais quanto na prestação de contas públicas.
Na minha segunda pré-candidatura, em 2019, contei novamente com o apoio do meu irmão Odacir Fiorentin (in memoriam), que acompanhou de perto meu trabalho no mandato anterior e me incentivou a continuar. Após a perda dolorosa de meu amado irmão, enfrentei o dilema de continuar ou desistir. Com o apoio incondicional de minha família e a lembrança do desejo de Odacir Fiorentin de que eu prosseguisse, optei por seguir em frente. Apesar da dor e das lágrimas ocultas, minha campanha tornou-se um testemunho de fé e resiliência. O apoio e a solidariedade do povo foram essenciais, e os 1000 (mil) votos recebidos renovaram minha determinação em servir ainda mais, com dedicação e integridade.
Em reconhecimento ao trabalho transparente e ético que realizei, fui agraciada, em agosto de 2019, com a Medalha da Ordem do Mérito Social pela Academia de Medalhística Cívico Militar do Brasil. No meu segundo mandato, que se iniciou em 2021, mantive meu compromisso com o povo, mesmo enfrentando a dor pela perda de meu irmão.
O reconhecimento a nível nacional também veio e foi significativo: em abril de 2022, recebi o meu primeiro troféu de Destaque Nacional em Brasília. Em 2023, fui contemplada com o segundo troféu de Destaque Nacional e, em novembro de 2023, recebi a Medalha Top Legislativo no Congresso Nacional de Gestores e Legislativos Municipais em Brasília-DF, sendo a única mulher vereadora, do Paraná, a ser homenageada com esta premiação.
Em 2024, continuei a ser reconhecida pelo meu trabalho: em Abril, recebi o terceiro troféu de Destaque Nacional em Brasília e, em agosto, fui novamente agraciada com uma indicação para receber a condecoração meritória pela Academia de Medalhística Cívico Militar do Brasil.
Te convido a ler o que apresento nesse jornal, um breve resumo das minhas ações como vereadora nos meus 2 mandatos (2017 a setembro/2024). Tenho orgulho e carinho no que fiz e faço. antes de terminar, quero fazer um convite: o meu gabinete é aberto para todos, vou amar receber você, seja para denunciar algo, reclamar, reivindicar ou apenas conversar. Caso não consiga se deslocar até a Câmara de Vereadores, pode entrar em contato comigo pelo telefone ou pelas redes sociais, respondo pessoalmente cada uma das mensagens.